sexta-feira, 18 de julho de 2008

Contextualização do ensino de Biologia


A contextualização do Ensino de Biologia

O ensino tradicional apresenta-se de forma irregular, onde ocorre uma quebra de conhecimento entre as disciplinas, ao contrário do ensino proposto pelos PCNs que cria "pontes" para melhor a compreensão. Desta forma o primeiro apresenta-se em modelo desastroso por ter um curriculo por disciplinas definitivas.
Já a contextualização que o PCNs propõem quebra essa forma inativa do ensino procurando movimentá-lo atraves da prática, utilizando a criatividade, desenvolvendo as competências e formando cidadãos.
Dessa forma é relevante trabalhar com contextos atuais como, por exemplo, o desmatamento, intervenção humana na biosfera, manipulação genética e transgênicos fazendo uma relação com a realidade. E assim ocorrerá uma aprendizagem mais compacta. Bem diferente do ensino tradicional que repassa através de ciências específica e de maneira solta, ocorrendo assim uma aprendizagem fragmentada.
O ensino contextualizado deve levar o aluno a entender bem mais que o conhecimento científico, deve proporcionar a ligação do que está a sua volta, os acontecimentos, as causas e as consequencias do fenômeno nas mais variadas áreas e no mundo que vive.
Nos últimos anos tornaram-se mais frequentes temas relacionados na área de conhecimento da Biologia ser discutidos nos meio de comunicação sendo assim uma boa oportunidade do professor dinamizar suas aulas levando matérias de jornais, revistas, sites, etc., para serem trabalhados e contextualizar o ensino, desenvolvendo no aluno a capacidade de interpretar os fatos, discuti-los corretamente e ter uma opinião formada.
O princípio da contextualização é levar a sala de aula conceitos científicos que o aluno vivência na sua realidade, e se o mesmo compreender essa linguagem é porque sua aprendizagem foi significativa.
Retirado de: Parâmetros Curriculares-Ensino Médio,2002
Pedro Tomaz de Oliveira. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb. Acesso em 12/08/07

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