segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Aulas práticas de química para alunos surdos-mudos



Este trabalho desenvolvido na Escola de Ensino Fundamental e Médio Renato Braga, (Fortaleza-CE), teve como objetivo despertar o interesse dos alunos para as ciências exatas e em especial a química. Através de trabalhos experimentais procurou-se incentivar e aumentar o aprendizado dos alunos no estudo da química, mostrando como esta disciplina é uma ciência inserida no cotidiano e que toda a teoria é respaldada por comprovações práticas. A escola possui turmas especiais de alunos surdos-mudos, sendo, portanto mais um desafio o de despertar utilizando o meio visual o interesse pela química. O crescente estímulo pelas aulas e a assiduidade às aulas foram os resultados mais expressivos. Observasse como a prática no ensino da química é fundamental para seu aprendizado.

PALAVRAS CHAVES:experiências de laboratório; ensino em química; surdos-mudos.

INTRODUÇÃO:Despertar o interesse dos alunos para o aprendizado da química é uma preocupação constante para todos principalmente quando se tem uma disciplina dita experimental, mas que o seu conteúdo é repassado aos alunos muitas vezes em uma aula expositiva, o que dificulta o seu entendimento e a contextualização da mesma. As aulas práticas colocam os alunos frente a uma outra realidade, e eles se posicionam com mais clareza diante dos fenômenos que a química aborda.

A realização deste trabalho com alunos surdos-mudos é de grande importância como educação inclusiva, e que as “necessidades especiais” que requerem, não dificulta e nem impossibilita o trabalho prático com eles. A inovação do estudo da química para alunos surdos-mudos provoca o despertar para um mundo ainda desconhecido cheio de magia e explicações. O gosto pela química será tomado pelo interesse em descobrir o porquê dos acontecimentos.



MATERIAL E MÉTODOS:Foram formulados módulos com experimentos de química (CHAGAS e., MARQUES, 2005; CRUZ e GALHARDO, 2004; CASTELO BRANCO et alli, 2004), utilizando materiais práticos do dia a dia dos alunos e vidrarias do laboratório.

Cada série do ensino médio possui seu respectivo módulo, contendo neste a parte prática e teórica abordada antes de cada experiência.

As práticas de cada módulo obedecem aos assuntos já vistos pelos alunos no decorrer do ano letivo.

Resolução de exercícios pós-laboratório.

As aulas foram ministradas aos sábados, para não comprometer os horários já estabelecidos pela escola na semana, e com a ajuda de um interprete disponibilizado pela própria escola. Cada aula teve a duração de uma hora, os horários foram marcados de acordo com as séries, e com intervalos de dez minutos entre as mesmas, tendo inicio a primeira às 8:00 horas e a última 10:20 horas.


RESULTADOS E DISCUSSÃO:A princípio os alunos demonstraram um pouco de dificuldade na realização das práticas e manuseio dos materiais de laboratório, visto que esse tipo de aula prática não fazia parte do método de aprendizagem dos mesmos. Essas dificuldades foram sendo sanadas no decorrer das aulas. Os alunos demonstraram interesse e curiosidade nos resultados das experiências, onde viram acontecer na prática o que só tinham visto, até então, na teoria.

A cada aula os alunos pareciam mais motivados em aprender. O interesse pelos conteúdos e experimentos aumentava no decorrer da realização deste trabalho. A participação dos alunos durante as práticas foi muito intensa, a resolução de exercícios pós-laboratório nos auxiliou e confirmou que os conteúdos foram realmente assimilados pelos mesmos.




CONCLUSÕES: O ensino de química para surdos deve possibilitar aos alunos a compreensão das transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma abrangente e integrada, e assim, possam julgar com fundamento as informações advindas da tradição cultural, da mídia e da própria escola e tomar decisões autonomamente, enquanto indivíduos e cidadãos. Esse aprendizado também deve possibilitar a compreensão tanto dos processos químicos em si quanto da construção de conhecimentos científicos em estreita relação com as aplicações tecnológicas e suas implicações ambientais, sociais, políticas e econômicas.

AGRADECIMENTOS:A Escola de Ensino Fundamental e Médio Renato Braga (Fortaleza-CE).



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:CHAGAS M. A. A., MARQUES E. D. – A magia da química; 1ª edição; Fortaleza, 2005.
CRUZ R., GALHARDO FILHO E. – Experimentos de química; 1ª edição; Editora Livraria da Física; São Paulo; 2004.
CASTELO BRANCO F. F., MARQUES G. T. S., LIBERATO M. C. T. C., VASCONCELOS N. M. S., ROUQUAYROL P. A. – Práticas de química; Edições Demócrito Rocha, Fortaleza, 2004.


AUTORES:A. L. COELHO1; J.M.O. DE SOUZA1; L.U. VIANA1; M.G.P. DIóGENES1; P. M. NASCIMENTO JUNIOR1.
1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARá (COELHO@UECE.BR)

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